CRO-CE fiscaliza UBSs de Paraipaba e comprova uma série de irregularidades

Publicado em 25/08/2015

Devido à denuncia realizada ao Setor de Fiscalização, o CRO-CE vistoriou todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Paraipaba, distante 93km de Fortaleza. Os cirurgiões-dentistas do município encontram-se em greve por diversas razões de ordem salarial e por falta de condições de trabalho, fato comprovado durante fiscalização às UBSs.

Foram identificadas diversas irregularidades, em especial relacionadas à biossegurança. Infiltrações nas paredes, rachaduras, mofo, infestação de cupins, falta de acondicionamento e descarte apropriado de resíduos, falta de controle adequado da esterilização, entre outros fatores que tornam o ambiente insalubre para o trabalho do cirurgião-dentista, além de um atendimento seguro à população do município de mais de 30 mil habitantes.
A Prefeitura de Paraipaba recebeu relatório detalhado, acompanhado de ofício deste CRO, com todas as adequações a serem realizadas, inclusive a interdição de uma de suas UBSs na sede do Município. O Ministério Público Estadual e a Promotoria Estadual de Saúde receberam cópia do mesmo relatório, visto o problema grave de saúde pública a que a coletividade do município está sujeita.

O CRO-CE reitera total apoio aos movimentos trabalhistas dos cirurgiões-dentistas, e enfatiza que a condição digna de trabalho é fundamental para o desempenho de uma Odontologia de excelência na saúde pública, um direito de toda a sociedade.