Aniversário de 10 anos do Curso de Odontologia da UFC - SOBRAL

Publicado em 20/05/2016

Desde 2001, a UFC já atuava em Sobral com o curso de Medicina, porém foi no dia 10 de fevereiro de 2006, que o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, assinou a ordem de serviços para a construção da nova etapa do prédio da Faculdade de Medicina, no Derby, onde seria possível realizar os anseios da comunidade na implantação de novos cursos.

O curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral teve suas atividades oficialmente iniciadas em agosto de 2006, dentro da proposta do Governo Federal de interiorização das Universidades Públicas, proporcionando o ensino público e gratuito de excelência a vários alunos que provavelmente não teriam condições de realizar seus estudos em Fortaleza.

Já em maio do mesmo ano foi lançado edital para concurso no intuito de preencher 33 vagas de professor adjunto (com título Doutor). Do dia 24 até 28 de julho de 2006 a UFC realizou inscrições presenciais para vestibular em Sobral para admissão de alunos para os novos cursos de Odontologia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Psicologia e Ciências Econômicas, que funcionariam no Campus de Sobral. A implantação foi esperada com grande expectativa por toda comunidade da região Norte do estado e fez parte do programa do governo federal de Expansão do Ensino Superior Público contribuindo assim para desenvolvimento sustentável local.

Em 18 de setembro de 2006, iniciaram-se as aulas do Curso de Odontologia, na cidade de Sobral.