• Telefone: (85) 2222-0600 / 0800 011 0006
    • E-mail: cro@cro-ce.org.br
  • Funcionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h

O CFO, irá publicar na próxima semana o edital para a primeira edição do Exame de Proficiência

Publicado em 26/07/2024

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), irá publicar na próxima semana o edital para a primeira edição do Exame de Proficiência, conforme a Resolução CFO-263. O exame almeja avaliar os Cirurgiões- dentistas recém formados, ponderando a sua evolução acadêmica e conhecimentos nas técnicas da Odontologia.

O exame avaliará os conhecimentos dos novos cirurgiões-dentistas, alinhando-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Odontologia. "A criação deste exame é fundamental para assegurar que os novos profissionais estejam preparados, incorporando as mais recentes técnicas e conhecimentos científicos", afirma Juliano do Vale, presidente do CFO. A medida busca valorizar a prática odontológica no país.

Estrutura e Implementação

O exame será anual, realizado em todos os estados e no Distrito Federal, com uma prova objetiva de múltipla escolha, especificada em edital. Será gratuito e não haverá ranqueamento dos resultados individuais, promovendo a equidade entre os novos profissionais.

Perspectivas Futuras

Espera-se um impacto positivo na qualidade dos serviços e do ensino odontológico. A constante atualização dos conhecimentos é essencial para acompanhar as rápidas inovações na área, assegurando que a prática odontológica no Brasil mantenha seu pioneirismo internacional.

A Resolução CFO-263 celebra os 60 anos do CFO e marca o início de uma ação que visa a qualidade do ensino e a formação de profissionais de excelência. O Exame Nacional de Proficiência em Odontologia é uma garantia de que o futuro da odontologia no Brasil estará nas mãos de profissionais altamente capacitados e bem preparados.

Para mais detalhes, acesse a resolução no site do CFO (cfo.org.br).