DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL: CONSULTE SEMPRE O SEU CIRURGIÃO-DENTISTA

Publicado em 20/03/2024

DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL: CONSULTE SEMPRE O SEU CIRURGIÃO-DENTISTA

Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) frisam a importância da higiene oral para a prevenção de problemas dentários. A data foi instituída em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI).

As doenças bucais afetam boa parte da população no Brasil e em todo o mundo. A falta de uma higiene bucal adequada pode causar a perda de dentes, doenças na boca, além de infecções e agravos em doenças auto imunes e diabetes, entre outras.

O CFO alerta sobre a necessidade de divulgação de informações nos cuidados com a saúde e higiene bucal na prevenção precoce de problema dentários e recomenda: escovar adequadamente os dentes; usar fio dental diariamente; trocar de escova de dentes periodicamente; ingerir alimentos balanceados e saudáveis; evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas e, principalmente, consultar regularmente o seu cirurgião dentista. Cuidados como estes resultam em boca e dentes saudáveis e uma saúde integral mais plena.