• Telefone CRO-CE +55 85 9 8814-1163
  • E-mail CRO-CE cro@cro-ce.org.br
  • Horário de atendimento CRO-CEFuncionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h
    Delegacias 08h às 17h
  • E-SIC CRO/CE
  • Ouvidoria Conselho Regional de Odontologia do Ceará
  • Acesso a informação

CRO-CE discute emergências em endodontia na quarta rodada do Ciclo de Atualização das equipes de saúde bucal

Publicado em 14/08/2023

O Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) realizou mais um Ciclo de Atualização das equipes de saúde bucal neste sábado, 12 de Agosto. O evento, que ocorreu no auditório do CRO-CE e contou com transmissão ao vivo por meio da plataforma YouTube, tratou sobre emergências em endodontia.

A Conselheira Janaína Rocha iniciou o evento destacando a contribuição do Ciclo para a formação continuada dos profissionais da Odontologia. "Sabemos que a discussão da emergência odontológica é algo que encontramos corriqueiramente em nossa atuação, seja no setor privado ou no serviço público. Portanto, devemos estar atualizados para atender bem nossos pacientes", pontuou a Conselheira.

Professor universitário e cirurgião-dentista, Walter Sá abordou as particularidades do atendimento emergencial em cirurgias endodônticas, popularmente conhecidas como tratamento de canal. "Para sempre, em nossa formação como dentista, teremos que lidar com a questão da urgência. Aos pacientes que chegam até nós, devemos prestar o melhor atendimento possível. Por isso trouxemos esse tema, para que possamos discutir como intervir de forma certeira para resolver a dor do paciente", ressaltou Walter Sá.

A palestra apresentou os protocolos, conceitos e práticas necessários ao diagnóstico e à intervenção cirúrgica. Para ilustrar a exposição, o especialista apresentou diversos estudos de caso.

Participando pela primeira vez do Ciclo de Atualização, a estudante do 8° semestre de Odontologia, Camila Cavalcante "Eu adorei, é uma área que eu gosto muito. Achei importante a abordagem sobre o diagnóstico em seus aspectos clínicos e radiográficos, porque são questões demandas em um atendimento de urgência. Diria que essa é a parte mais complicada, por isso é importante estar relembrando e estudando novamente", declarou a acadêmica.

Participaram cerca de 90 pessoas, a maioria na modalidade virtual. O vídeo com a exposição completa pode ser acessado por meio do canal do CRO-CE na plataforma.

No próximo dia 26 de agosto acontecerá a quarta rodada do Ciclo. O tema da discussão será "Atenção odontológica ao paciente oncológico: ambulatório, hospital e home care". Fique atento aos detalhes que serão divulgados em nossos canais de comunicação ao longo da semana.