• Telefone CRO-CE +55 85 9 8814-1163
  • E-mail CRO-CE cro@cro-ce.org.br
  • Horário de atendimento CRO-CEFuncionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h
    Delegacias 08h às 17h
  • E-SIC CRO/CE
  • Ouvidoria Conselho Regional de Odontologia do Ceará
  • Acesso a informação

CRO-CE realiza mesa redonda sobre sedação

Publicado em 03/07/2023

O CRO-CE iniciou no último sábado (1/7), mais um Ciclo de Atualização das equipes de saúde bucal. Na pauta do primeiro encontro, a sedação no âmbito da Odontologia.

O debate, mediado pelo CD Diego Peres, trouxe percepções sobre a abordagem no SUS, nos consultórios particulares e nas Instituições de Ensino Superior.

Na abertura, a Conselheira Janaína Rocha, presidente da Comissão de Ensino e Especialidades do CRO-CE, destacou a importância da realização de momentos como este: "É uma satisfação para o CRO-CE receber profissionais com expertise para uma discussão tão rica. Esse é um projeto que será periódico, realizado a cada quinze dias e esperamos que cada vez mais colegas participem", destacou.

A primeira exposição foi da Dra Ana Cristina Beviláqua, que trouxe a experiência da sedação das instituições de ensino. Experiente na área, ela enfatizou a relevância deste procedimento em alguns casos específicos. "A sedação altera a consciência e percepção da dor. O dentista é visto como aquele indivíduo de quem todo mundo tem medo, somos até caricaturados (rs), mas a sedação ajuda a mudar essa realidade", afirmou.

Na sequência, a Dra Mariana Maciel falou sobre a sedação no SUS e o Dr. Igor Pontes trouxe a visão da realidade no consultório privado.

Como mediador da mesa, Dr. Diego Peres relembrou que esse é um assunto a ser amplamente debatido: "Esse não é um tema novo, por mais que para algumas pessoas pareça ser, e por isso é importante ampliar essa discussão. Precisamos saber 'o que estamos fazendo sobre sedação em nosso Estado?' Precisamos trocar informações", avaliou.

O evento aconteceu de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo Youtube do CRO-CE.