Ensino e aprendizagem da ética em odontologia: parceria entre o Conselho Regional de Odontologia do Ceará e as Instituições de Ensino Superior

Publicado em 08/06/2022

O Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Ceará busca defender as pautas políticas da classe, otimizar a fiscalização na capital e no interior, zelar pelo prestígio da classe, bem como o exercício digno da profissão. Além disso, busca estabelecer um diálogo permanente com a comunidade acadêmica.

Uma das estratégias utilizadas pelo CRO-CE para propiciar uma maior consolidação da ética na odontologia, tem sido a atuação junto as Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará. Compreende-se que os momentos de vivência junto aos Conselheiros do CRO são extremamente representativos para os acadêmicos de odontologia.

Assim, esclarecimentos sobre o exercício ético da profissão e as funções do Conselho são as principais temáticas trabalhadas nas oficinas que acontecem entre acadêmicos de Odontologia e CRO. Dessa forma, busca-se contribuir de forma efetiva com o processo de formação do cirurgião-dentista, fortalecendo o papel educacional do Conselho de Odontologia.

Destaca-se as falas dos discentes que tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência educacional com o CRO-CE, que reforçam o quão significativos são esses momentos:

“A aula abordou o assunto de ética em odontologia, assim como o papel dos Conselhos Regionais de Odontologia que foi de grande importância para agregar conhecimento aos acadêmicos de odontologia.” (Emanuel Enzo, Estácio) “A palestra trouxe várias questões sobre ética no papel do cirurgião-dentista, saímos apaixonados pelo momento com o Conselho de Odontologia.” (Adila Sampaio, Estácio)

Portanto, o CRO acredita que trabalhar o processo educacional dos discentes em odontologia é fundamental na construção de um profissional que além de habilidades técnicas apresente uma postura ética e respeitosa no desenvolvimento das ações de cuidado com a saúde bucal.