MERECE DESTAQUE! Confira algumas ações do CRO-CE em 2023!

Publicado em 29/12/2023

Em 2023, o CRO-CE não ficou parado. A busca pela valorização da odontologia foi permanente e ela lembrou que a responsabilidade é de todos.

Merecem destaque nas ações do ano, as solenidades em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista. Tanto em Fortaleza, quanto em Juazeiro do Norte, os encontros foram momentos de prestigiar aqueles que dedicaram suas vidas à Odontologia. Nos encontros, os profissionais remidos receberam seus certificados e personalidades atuantes pela valorização da profissão foram agraciados com medalhas.

Pela primeira vez, o Conselho certificou entes públicos que cumpriram o piso de cirurgião-dentista, demonstrando reconhecimento aos que entendem a importância de dignificar a profissão.

Também foi digna de DESTAQUE a ativa participação do CRO-CE no CIOCE, com a realização do I Fórum de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde, que contou com a presença da coordenadora nacional de saúde bucal, Doralice Severo da Cruz; palestras e stand de prestação de serviços à classe odontológica.

Também durante o CIOCE, o Conselho promoveu intervenção contra a EAD. Na ocasião, reunimos diversas entidades, estudantes, instituições de ensino para manifestar, como disse o presidente Gládyo G. Vidal que: "Quem sabe o que é Odontologia de verdade sabe das impossibilidades de seu ensino à distância na graduação.” O momento foi extremamente relevante na mobilização geral contra a EAD na graduação, que culminou com a suspensão, pelo MEC, desse tipo de curso.

Mais um DESTAQUE foi o cuidado do CRO-CE em convidar para o debate, estudantes e profissionais. Afinal, o Conselho também se preocupa em fomentar a pesquisa científica e estimular a formação continuada.

Em 2023, duas revistas foram publicadas, com chamadas para artigos científicos. Nove encontros do ciclos de atualização das equipes de saúde bucal aconteceram entre julho e dezembro, contando com cerca de 20 palestrantes e mediadores

Para os alunos do ensino superior e técnico realizamos solenidades de entrega de carteiras aos novos inscritos, conversas de apresentação da atuação do Conselho, palestras sobre as condutas éticas que devem ser seguidas desde o início da graduação e da atuação profissional. A proposta é formar, desde os primeiros passos, pessoas comprometidas com a sociedade e a odontologia.

Outro ponto que MERECE DESTAQUE é a atuação do nosso setor jurídico. Um balanço mostra que chegamos a cerca de 120 processos, em mais de 80 municípios, exigindo cumprimento do piso, retificações de concursos ou seleções, além de outros temas em prol da odontologia cearense.

Em tabela disponível no site do Conselho é possível acompanhar ação a ação com a referência do município e a situação jurídica atual. (Confere aqui)

MERECE DESTAQUE também a atuação da equipe de fiscalização. Além da rotina de verificação de publicidade irregular e apuração de denúncias, o setor realiza interdições éticas.

Em março deste ano, o CRO-CE realizou a primeira interdição ética. De lá pra cá, cerca de 15 lugares foram interditados, dentre espaços públicos e privados.

A interdição ética é a suspensão do exercício profissional da odontologia, no setor público ou privado, visando proteger a boa prática profissional e a saúde da população. Ela acontece quando não há outra alternativa, isto é, quando não é possível uma adequação imediata às normas exigidas.

No final de 2022, o Programa Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Odontologia, entregou a todos os CROs do país carros e tablets para apoiar as ações. É o Sistema Conselho investindo em cuidar cada vez mais da Odontologia

Vem com a gente fazer ainda mais em 2024!