Ciclo de Atualização de 2023 encerra com parceria entre CRO-CE e PMF

Publicado em 06/12/2023

O Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, promoveu na manhã desta quarta-feira (06/12) uma edição especial do Ciclo de Atualização das equipes de saúde bucal. O evento ocorreu no auditório do órgão e abordou o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). A iniciativa tem como objetivo oferecer formação complementar e continuada à categoria.

A conselheira e presidente da Comissão de Ensino e Especialidades, Janaína Rocha, realizou a fala de abertura destacando a importância da temática: “Mais uma vez trazemos uma temática importante a ser discutida. A técnica não é recente, mas para muitos pode ser uma novidade. Então sabemos que é um momento extremamente rico”.

A palestra foi ministrada pela cirurgiã-dentista Cecília Atam. A pesquisadora explicou que a técnica do ART é uma abordagem de invasividade mínima, compreendendo medidas terapêuticas, preventivas e restauradoras para o tratamento e controle da cárie dental. O método envolve o uso de instrumentos manuais e cimento de ionômero de vidro (CIV). “A expectativa de vida de hoje, o desenvolvimento de materiais bioadesivos e o aprofundamento da etiologia demandam uma nova filosofia baseada na mínima intervenção odontológica [...] É nisso que precisamos rever nossos conceitos”.

A técnica foi desenvolvida pelo holandês Jo Frencken entre as décadas de 1980 e 1990 enquanto atendia, sem energia elétrica, refugiados africanos. O método envolve o uso de instrumentos manuais e cimento de ionômero de vidro (CIV). A sigla ART deriva da expressão em inglês Atraumatic Restoration Treatment. Conforme estudos relatados pela pesquisadora, os pacientes em cujo tratamento foi aplicada essa abordagem apresentam maior disposição ao retorno.

O momento contou com a participação do público, composto principalmente por cirurgiões-dentistas servidores do município de Fortaleza. Coordenadora de saúde bucal da Regional V, Claudia Lavor Teixeira participou do encontro e reforçou a importância de iniciativas de atualização para a área: “Eu sou extremamente favorável a essas atualizações do CRO. Estão sendo bem produtivas. Às vezes você pode acabar imerso naquela rotina de trabalho e esquecer o foco. Apesar da educação permanente, vemos que é necessário se manter atualizado”, destacou a profissional.

O evento também contou com transmissão ao vivo pelo canal do CRO-CE no YouTube. O conteúdo na íntegra está disponível na plataforma de vídeo. Segundo a conselheira Janaína Rocha, no próximo ano (2024) o CRO-CE dará continuidade ao Ciclo de Atualização das equipes de saúde bucal. Mais informações serão divulgadas nas redes do Conselho.