MEC publica portaria que suspende novos cursos de EAD na Odontologia

Publicado em 04/12/2023

Na última semana, comemoramos o fato do Ministério da Educação (MEC) haver publicado portaria que suspende os processos de autorização de novos cursos a distância de 17 áreas, entre elas a odontologia.

Não somos contra o Ensino à Distância (EAD), mas entendemos que na Graduação em Odontologia, como carga horária principal, esse sistema é inviável.

A portaria publicada atende a uma pressão que os conselhos de classe, dentre eles o Conselho Federal de Odontologia, apoiado pelo CRO-CE e demais Regionais do Brasil, fizeram para mostrar os prejuízos profissionais desse tipo de ensino para nossa profissão.

O Ministério abriu consulta pública, divulgada amplamente pelo CRO-CE, CFO e todo o Sistema Conselhos. A sociedade ouviu o chamado e participou de forma massiva.

O ganho da suspensão da EAD na graduação de Odontologia (de Medicina e outros cursos da portaria) é da população brasileira!