Por falta de condições de funcionamento, CEO-R, Reitor Ícaro Moreira, em Sobral, é fechado

Publicado em 20/11/2023

O CRO-CE realizou no último dia 19 de novembro, em Sobral, a interdição ética do Centro de Especialidades Odontológicas Regional Reitor Ícaro de Sousa Moreira. A decisão foi tomada após, em ato fiscalizatório, baseado em critérios técnicos, o Conselho verificar que o CEO apresenta espaços nos quais o atendimento odontológico não apresentava condições adequadas para serem entregues à população da Região.

Presença de mofo nas estruturas, caixas com kits de instrumentais com condicionamento inadequado, materiais odontológicos com prazo de validade vencidos, são alguns dos exemplos do que foi constatado pela equipe de fiscalização. Além disso, foi evidenciada limpeza inadequada das áreas periféricas ao atendimento, risco tanto à saúde dos profissionais quantos dos pacientes.

Dessa forma, diante da gravidade da situação, não foi possível apenas notificar o CEO, a suspensão imediata de qualquer atividade desenvolvida no CEO Regional de Sobral representa o cuidado do CRO-CE com a saúde da população que precisa deste serviço.

O CEO-R de Sobral é gerido pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS) composto pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipú, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Uruoca e Varjota.

O Conselho aguarda que o CEO-R Reitor Ícaro de Sousa Moreira implemente medidas com urgência no sentido de adequação do local, para uma nova avaliação da Entidade, em tempo oportuno.

Além da equipe de fiscalização, o presidente do CRO-CE, Gládyo G. Vidal e o tesoureiro da entidade, Joaquim Pimentel, bem como a procuradora jurídica do Conselho, Mara Sousa, acompanharam a ação fiscalizatória.

Na interdição ética, ocorre a suspensão do exercício profissional da odontologia, no setor público ou privado, visando proteger a boa prática profissional e a saúde da população.