Gestores que cumprem o piso de cirurgião-dentista são certificados pelo CRO-CE

Publicado em 06/11/2023

O CRO-CE certificou, no último dia 26, por ocasião da solenidade de comemoração pelo Dia do Cirurgião-Dentista, dois municípios e um consórcio de saúde que incorporaram em suas gestões o piso de CD.

Participaram do momento representantes dos municípios de Itatira e Itapiúna e do Consórcio Público de Saúde Microrregião Quixadá. A gestão do município de Ubajara também foi convidada, mas não pode comparecer.

No Ceará, o município de Senador Pompeu é exemplo de valorização. Lá, a lei nacional do piso foi reforçada por uma lei municipal, o que garante que, independente da gestão, o piso de cirurgião-dentista seja pago.

Este ano o CRO-CE ultrapassou a marca de 100 ações jurídicas em favor da lei 3.999/61. Estas ações, em sua maioria, dizem respeito a editais de concurso e seleções. Em relação a dentistas já contratados, o Conselho tem buscado as prefeituras no sentido de que estas organizem seus orçamentos para honrar os profissionais que se dedicam em prol da saúde bucal.