• Telefone CRO-CE +55 85 9 8814-1163
  • E-mail CRO-CE cro@cro-ce.org.br
  • Horário de atendimento CRO-CEFuncionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h
    Delegacias 08h às 17h
  • E-SIC CRO/CE
  • Ouvidoria Conselho Regional de Odontologia do Ceará
  • Acesso a informação

Conheça os agraciados com a Medalha Tiradentes

Publicado em 06/11/2023

A Medalha Tiradentes é concedida em reconhecimento ao trabalho em prol do desenvolvimento da odontologia. Neste ano de 2023 foram dois os homenageados: o cirurgião-dentista, Sérgio Silva Vieira da Fonseca, atualmente diretor da Academia Cearense de Odontologia; o cirurgião-dentista Eliardo Silveira Santos, atualmente chefe do setor de odontologia e do serviço de cirurgia buco maxilo facial da Secretaria de Saúde do Ceará.

Sérgio Silva Vieira da Fonseca

Ex-aluno do colégio militar de fortaleza, formou-se cirurgião-dentista pela universidade federal do ceará, no ano de 1969.

É especialista em radiologia odontológica.

Atuou na rede pública na secretaria de saúde do município de fortaleza e no departamento nacional de infraestrutura de transportes (dnit). Na iniciativa privada, atendeu na saronord s.a roupas do nordeste.

Ocupou cargos em diversas entidades de classe: associação brasileira de odontologia – ceará (abo-ce), foi primeiro tesoureiro e tesoureiro geral.

No sindicato dos odontologistas do estado do ceará cumpriu mandato como tesoureiro e suplente da diretoria. No conselho regional de odontologia (cro-ce), foi secretário e presidente. É membro titular da academia cearense de odontologia desde 1997. Na instituição ocupou cargo de secretário, sendo atualmente diretor da comissão de ensino do centro de educação continuada.

Ocupou ainda diversos cargos em instituições esportivas do estado do ceará.

Eliardo Silveira Santos

Graduado em odontologia pela universidade federal do ceará, é doutor em biotecnologia, mestre e especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial. Possui também curso de especialização em ortodontia e residência em radiologia odontológica

Foi professor adjunto da universidade de fortaleza, por 24 anos, tendo criado o projeto saliva artificial numa parceria unifor/hgf, para atendimento aos pacientes com diminuição do fluxo salivar.

Foi professor convidado do curso de odontologia da universidade da cidade de são paulo na área de cirurgia odontológica e professor docente colaborador do programa profissional de pós-graduação em biotecnologia de saúde humana e animal da universidade estadual do ceará. Criou e coordenou as residências em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e odontologia hospitalar do hospital geral de fortaleza.

Foi presidente da associação brasileira de odontologia – ceará (abo-ce) e do conselho deliberativo nacional da associação brasileira de odontologia. no conselho regional de odontologia do ceará, exerceu o cargo de conselheiro tesoureiro e de presidente da autarquia por dois mandatos.

Atuou ainda como coordenador de supervisão e controle da delegacia do ministério da educação no estado do ceará e como representante, no ceará, do instituto nacional de pesquisas educacionais - inep.

É cirurgião-dentista concursado do governo do estado do ceará, tendo atuado por 27 anos no ceo-centro, transferido a convite da direção, para o hospital geral de fortaleza (hgf), onde exerceu a chefia do setor de odontologia.

Exerceu a presidência do setor de ensino, aperfeiçoamento e pesquisa do hospital. Atualmente ocupa, na secretaria de saúde do ceará, o cargo de diretor de ensino, pesquisa e residência do hospital geral de fortaleza.