Caravana da Cidadania: CRO-CE tem participação na Auditoria Cívica na Saúde

Publicado em 28.08.2015

Entre os dias 17 a 21 de agosto, foi realizado em Fortaleza o evento denominado como “Caravana da Cidadania”, promovido pela ACECCI – Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade, em parceria com o IFC – Instituto de Fiscalização e Controle. O Conselho Regional de Odontologia do Ceará esteve representado pela fiscal ILANA BARBOSA na "Auditoria Cívica na Saúde", coordenada pelo IFC, de Brasília.

O projeto, que é embasado na lei de acesso à informação (lei 12.527/2011), tem o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), dos Ministério Públicos do Estado e Federal, da Justiça Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil - Ceará, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e outros órgãos e instituições do poder público e da sociedade civil organizada.

A Auditoria Cívica na Saúde tem como objetivo formar auditores, cidadão voluntários, para averiguar o funcionamento nos municípios do Programa Saúde da Família, cujo foco é a Atenção Básica: conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

As Unidades Básicas de Saúde, responsáveis diretas pela Atenção Básica, são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Daí a importância de se ter um serviço de qualidade nas UBS para não comprometer todo o sistema.