Homenagem da ACO ao Cirurgião-Dentista Mailson Furtado pelo Prêmio Jabuti

Publicado em 26/03/2019

A Academia Cearense de Odontologia homenageou o Cirurgião-Dentista, Dr. Mailson Furtado Viana (CRO-CE 7901) que recebeu o ultimo Prêmio Jabuti de melhor livro do ano. Na ocasião, o Presidente do CRO-CE, Dr. Gládyo Vidal, esteve presente representando o Conselho.  Mailson é Cirurgião-Dentista, formado em Sobral pela UFC. Mora em Varjota/CE e precisa ir a cidade vizinha, Reriutaba, para comprar livros. Esta foi a primeira vez em 60 anos do prêmio Jabuti que o melhor livro foi de um autor independente, como são chamados aqueles que publicam sua obra sem o apoio de uma editora. Mailson fez tudo praticamente sozinho. Escreveu à mão os versos de À cidade. Fez o desenho que estampa a capa. Editou, revisou e diagramou. E também vendeu no boca a boca os 300 exemplares pagos do próprio bolso. À cidade é o terceiro livro de poesia de Mailson e seu quarto ao todo. Os anteriores - Sortimento (2012), Conto a Conto (2013) e Versos Pingados (2014) - também foram produções independentes. Mailson ainda não consegue viver de sua poesia. Quando não está escrevendo ou trabalhando com sua mulher, Yane Cordeiro, em sua companhia teatral, ele dá expediente em seu consultório em Varjota e como dentista concursado na Prefeitura de Reriutaba. Filho de um agricultor e de uma dona de casa, ele vem de uma família pobre. Sua mãe costuma contar que era uma criança inteligente. Ela o alfabetizou em casa, e Mailson chegou à escola já sabendo ler e escrever. Gostava mais de brincar com livros do que na rua. Yane, sua esposa diz: "Ele é uma figura bizarra. Era fissurado por matemática, foi estudar saúde, mas é artista. Mas, como a arte não se paga, ele precisa ser dentista para ser artista", diz ela.