Odontologia cearense representada em encontro nacional em Brasília

Publicado em 07/07/2017

Entre os dias 5 e 7 de julho, foi realizado em Brasília-DF, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia, um encontro com os Presidentes e representantes de Conselhos Regionais de Odontologia de todo o país. A comissão que representou a odontologia cearense foi composta pelo presidente do CRO-CE, Dr. Eliardo Silveira Santos; pela presidente da  Comissão de Ética, Dra. Adriana de Moraes Correia; pelo Tesoureiro, Dr. Joaquim Pimentel; e pela assessora jurídica, Dra. Mara Oliveira.

A Assembleia Conjunta do CFO com os presidentes dos CROs debateu a atualização do Código de Ética Odontológica. As discussões serão retomadas em setembro em nova Assembleia Conjunta, quando está previsto a aprovação do texto final do Código. O ponto de partida dos debates foi o texto preparado pela Comissão Especial criada pelo CFO para receber as propostas de alteração do Código, analisá-las e padronizá-las.Conselheiros federais, presidentes dos CROs, presidentes das comissões de ética dos CROs e procuradores do CFO e CROs discutiram cada uma das alterações. Todas as mudanças foram votadas. Como a matéria é extensa, foi necessário marcar outra Assembleia Conjunta em setembro para concluir a atualização.

O atual Código de Ética Odontológica foi aprovado em 2012 e entrou em vigor no início de 2013. O CFO decidiu atualizar o Código para adequá-lo aos costumes atuais da sociedade, ao mercado de trabalho e aos novos procedimentos e técnicas odontológicas, e para dirimir interpretações dúbias, excluir incongruências e contemplar temas omitidos.