Homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista na Assembleia Legislativa

Publicado em 13/11/2016

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na noite desta sexta-feira (11/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro. O requerente da solenidade, deputado Carlos Matos (PSDB), destacou a importância da prevenção no contexto da saúde bucal. “A saúde bucal precisa ser tratada de forma estratégica, não só para promover uma qualidade de vida melhor, mas também para evitar outras doenças”, afirmou. Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), Eliardo Silveira Santos, é sublime e nobre a missão de um cirurgião-dentista. “A odontologia é uma profissão singular, pois exige dos que a ela se dedicam os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge”, salientou.

Durante a solenidade, foram homenageados o diretor da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-CE), Francisco José Aguiar Ferreira; o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), Eliardo Silveira Santos; o titular da Academia Cearense de Odontologia (ACO), Francisco de Assis Silva Lima, e os cirurgiões-dentistas Jório Almir da Escóssia e Maria de Fátima Azevedo de Souza. Também receberam placas de homenagem, in memoriam, os cirurgiões-dentistas Marcus Aurélio Rabelo Lima Verde e João Nunes Pinheiro.

Compuseram a mesa, durante a solenidade, o doutor Flávio Augusto Pereira Gomes, representando a Universidade de Fortaleza (Unifor); a presidente da Academia Cearense de Odontologia (ACO), Maria Fátima Lemos Alves; a presidente da Academia Brasileira de Ortodontia (ABOR/CE), Nadja Maria Pinheiro Gurgel; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/CE), Edmilson Barros de Oliveira Júnior, e o representante do Sindicato de Odontologia do Ceará, Leopoldo Menezes.